Fudêncio Wikia
Advertisement

Fudêncio e Seus Amigos, ou simplesmente Fudêncio, é uma série animada de humor negro e adulto que foi transmitida entre 23 de agosto de 2005 e 25 de agosto de 2011 pela MTV Brasil. Era produzida pela Drogaria MTV de Desenhos animados, hoje conhecida como Estricnina Desenhos Animados. A série foi criada por Thiago Martins e Marco Pavão, os respectivos dubladores de Fudêncio e Peruíbe, que se inspiraram no boneco "Fudêncio" do programa Garganta e Torcicolo, apresentado por João Gordo.

Com o fim da MTV em 2013, a série não é mais exibida na televisão, podendo ser assistida apenas através da internet (ou do DVD lançado em 2008, que contém episódios da primeira temporada). No entanto, alguns episódios não estão publicamente disponíveis em nenhum lugar e os únicos registros de suas existências são listas, artigos, notícias ou postagens online. Em 2012 e 2013, a série completa já esteve disponível na Netflix, porém foi retirada e não pode mais voltar (provavelmente por conta do fim da MTV). Os criadores já discutiram a possibilidade de uma nova série de Fudêncio e sua turma como jovens, porém a ideia ainda não foi concretizada.

De acordo com Thiago Martins e Marco Pavão, a premissa da série foi criada por eles em uma padaria, dentro de duas horas, enquanto comiam pizza.

A série iniciou sua produção em abril de 2005 e a concluiu em agosto de 2011.

Premissa[]

A série foca nas aventuras de uma turma de alunos da 4ª série da fictícia escola E.E.P.S.G. José Mojica Marins, na cidade de São Paulo. O personagem titular, Fudêncio, é um garoto punk, sinistro e maldoso que atormenta Conrado, um garoto-caqui que, apesar de estar (quase) sempre certo e do lado da justiça, sempre leva a pior nas histórias. Os episódios normalmente envolvem aventuras dentro e fora da escola, incluindo excursões e competições e são ricos em paródias e referências à cultura popular.

As crianças do desenho aparecem ocasionalmente fazendo coisas de adulto, como dirigindo, trabalhando como empresários e até sendo agentes policiais.

Há vários personagens não humanos, como Conrado, Baltazar Barata e Dráuzio Varíola.

Duração dos episódios[]

A maioria dos episódios dura de 11 a 12 minutos (sem contar a abertura). Alguns episódios da 1ª temporada são mais curtos, tendo 8 ou 9 minutos. O episódio mais curto de toda a série é Heavy Natal, com menos de 6 minutos, e o mais longo é Ahhtata Rabüzac, com mais de 20 minutos.

Piadas e temas[]

O humor do desenho varia desde piadas inocentes até sadismo violento e grotesco. O politicamente incorreto e coisas como corrupção, manipulação e injustiça são frequentemente retratados nos episódios de Fudêncio. Em vários episódios, Fudêncio, que é sádico e aproveitador, se dá excessivamente bem e recebe regalias e benefícios absurdos, ao passo que Conrado, que é justiceiro e lúcido, se dá excessivamente mal, acabando preso, morto, torturado, forçado a trabalhar, ou pelo menos sendo ignorado pelos outros personagens, sendo os méritos deles totalmente invertidos.

Outros temas sociais recorrentes na série:

Cultura popular[]

O desenho também é rico em referências à cultura popular tanto brasileira como estrangeira, incluindo filmes, desenhos, cantores e apresentadores, incluindo os da própria MTV.

Desenhos[]

Filmes[]

Séries de TV[]

Músicos[]

Outros[]

Produção[]

Animação[]

O estilo de animação é bem simples, o que facilitava a produção da série. A maioria dos movimentos consistiam na moção de mãos e, às vezes, da cabeça, e o ciclo de caminhada dos personagens era o mesmo para cada posição. O movimento labial nem sempre é preciso com as falas, principalmente nas temporadas antigas, onde os personagens mexiam a boca rápido demais para se perceber. Existiam dois tipos de animadores principais da série: os responsáveis pelo lip-sync e os responsáveis pelas gesticulações dos personagens.

Nas temporadas seguintes, a animação da série ganhou uma certa melhora, mesmo assim continuando simples; isso se deve ao aumento de animadores, sendo que nos episódios antigos, apenas Thiago Martins e Marco Pavão eram creditados pela animação. A produção dos episódios demorava pouco tempo; por exemplo, o episódio Rei do Pop, que trata sobre a morte de Michael Jackson, foi exibido menos de dois meses depois do tal acontecimento. Em média, os episódios demoravam duas semanas para serem feitos.

Design[]

O desenho dos personagens é simples e caricato. Crianças costumam ter a cabeça maior que o corpo e modelos similares ou idênticos; a similaridade de alguns personagens é intencional e feita para dar uma maior ligação entre eles, como os rostos de Conrado e Zé Maria ou os modelos de Fudêncio e Funérea.

Adultos e outros personagens, por sua vez, possuem designs completamente diferentes e bem variados entre eles. No entanto, alguns modelos deles também são reutilizados para outros; várias velhinhas na série se parecem com a Professora Cudi, por exemplo. A reutilização de modelos no geral ajudava a facilitar o processo de produção do desenho.

Um fato comum a quase todos os personagens é a ausência de pescoços claramente distinguíveis do resto do corpo. Orlando e Washington são uma notável exceção.

Os lugares onde os episódios se passam são um plano de fundo bem simples com uma cor característica. Por exemplo, o interior da escola tem tons de verde (a sala de aula é um pouco mais detalhada), a rua tem tons de rosa (dia) ou azul (noite) e assim por diante. No entanto, os fundos criados a partir da 5ª temporada são mais detalhados e coloridos, e a casa de Conrado é redesenhada. Na 5ª e 6ª temporada, a maioria dos fundos foi alterada, seja com pequenas alterações na cor ou detalhes (ex.: sala de aula e exterior da escola) ou totalmente redesenhados (ex.: rua da escola, delegacia).

Inspirações[]

A série tem inúmeras inspirações, incluindo o desenho americano South Park e o antigo site brasileiro Mundo Canibal. Os designs de certos personagens são baseados em outros, como Fudêncio, que é baseado no boneco de mesmo nome do Garganta e Torcicolo, Funérea, que é baseada na personagem Gaz do desenho Invasor Zim, e Mestre dos Bofes e Vingativa, que são baseados, respectivamente, nos personagens Mestre dos Magos e Vingador do desenho Caverna do Dragão.

Um dos criadores do desenho, Thiago Martins, também atribuiu algumas semelhanças ao seriado Chaves (que foi referenciado no episódio Chavonildo), como a atemporalidade, exibição eterna na emissora, e presença de bordões.

O estilo dos cenários da série (em especial nas temporadas mais antigas) é baseado nos da Pantera Cor de Rosa.

Personagens[]

Ver Lista de personagens

Episódios[]

Ver Lista de episódios

Curiosidades[]

  • Os episódios da série estão disponíveis há anos no YouTube, tendo sido publicados por terceiros, e aparentemente nunca levaram a nenhum problema de copyright.
  • É de longe a série mais longa produzida pela Estricnina Desenhos Animados, superando a Megaliga, Rockstar Ghost e The Jorges.
  • A palavra "maconha" não é dita em nenhum episódio disponível, apesar da droga em si aparecer em alguns e outras drogas mais fortes, como cocaína e heroína, serem mencionadas por nome. Além disso, são mencionadas as palavras "maconheiro" nos episódios Dança do Caqui e Wonderful World, e "emaconhada" em Caqui Yuppie.
Advertisement