Fudêncio Wikia
Advertisement

Sarcástico, macabro, cínico, sem vergonha. Fudêncio está longe de ser um herói de desenho exemplar. Em qualquer escola normal esse garotinho com tachinhas na cabeça estaria na sala da diretoria. Mas na E.E.P.S.G. José Mojica Marins, Fudêncio é aclamado como herói, mesmo com seu vocabulário resumido a "mimimi mimi" (que todos entendem perfeitamente).

—Descrição oficial

Fudêncio é o personagem titular do desenho animado Fudêncio e Seus Amigos. É um garoto punk e maldoso que sempre se dá bem em quase todas as histórias, não importa o quão errado esteja. Um de seus passatempos favoritos é atormentar Conrado. Ele anda pelado, tem tachinhas na cabeça (que é careca) e só se comunica através de um "mimimi" que apenas os outros personagens entendem.

Descrição[]

Fudêncio é um garoto de nove anos, assim como os outros de sua classe, e anda sempre pelado. Possui uma aparência "macabra", com três tachinhas vermelhas espetadas em sua cabeça careca raspada, olhos avermelhados, um contorno preto extravagante ao redor do olho direito, língua azul, uma pulseira preta no pulso esquerdo e detalhes azuis pelo corpo que aparentam ser tatuagens. Fala com uma voz aguda apenas a sílaba "mi" repetida várias vezes, o que é incompreensível para o público mas entendido perfeitamente por outros personagens. Ele também emite gemidos, grunhidos e outros sons não verbais.

Ao exato contrário de Conrado, Fudêncio conta com uma sorte exagerada e excessiva. É adorado pela Professora Cudi e pelo Tenente Kevin, que sempre ficam do lado dele e contra Conrado. Consegue promoções e regalias de forma ridiculamente fácil, como em Eu Sou Trabalhador, em que foi promovido a coordenador da equipe sem fazer nada apenas por não reclamar, e em Semana Fashion Week, em que ganhou o concurso de moda apenas por estar pelado. Fudêncio tem um comportamento violento e sádico. Gosta de atormentar física e psicologicamente certos outros personagens, principalmente Conrado.

É o único aluno por quem Funérea demonstra ter uma certa simpatia, provavelmente pela negatividade que os dois compartilham. Zé Maria também parece apreciar a companhia de Fudêncio e o chama pelo apelido "Fufu". Em alguns episódios, como Prenda Prendida Prendada, Banana Mouche, Eu Sou Trabalhador, Anjo da Lei e Mundial Surreal, Fudêncio emite um rugido feroz, em que abre uma boca gigante, mostrando dentes monstruosos e uma longa língua para fora. Curiosamente, sua língua é vermelha quando ele faz isso, sendo que normalmente é azul.

Em outros episódios, ele é visto fazendo um rosto fofo, como forma de manipulação emocional ou para mostrar que ele está realmente feliz. Alguns episódios onde isso acontece são Prenda Prendida Prendada, Quem Tem Tesão Não Ama e Tráfego de Drogas. Quando isso acontece, seus olhos são redondos como os dos outros personagens.

Na subsérie Fudêncio 2000, Fudêncio é um robô dourado que é o capitão da espaçonave que dá nome à série. Suas tachinhas são substituídas por parafusos.

Espécie[]

No episódio Cotas de Cocotas, ele ganha a cota de caqui no lugar de Conrado, que é chamado de "boneco de plástico chinês". Como Conrado é que é um caqui (e protesta que Fudêncio é que é o boneco de plástico chinês) pode-se deduzir que as espécies tenham sido trocadas e que na verdade ele seja o boneco. Em outros episódios, como Prástica Pro Provo e A Morte da Funérea, ele também é referido como um "boneco de plástico" ou "boneco". A suposta espécie de Fudêncio pode ser observada em outros aspectos como suas articulações e o fato de sua inspiração também ser um boneco (apesar de ser de borracha em vez de plástico).

Bordões[]

  • Mimimimimi
  • "Uhum."
  • "Hm?"
  • (Risada maliciosa)
  • (Grunhido)
  • (Rugido)

Origem[]

João Gordo Fudêncio

João Gordo com o boneco "Fudêncio", que deu origem ao personagem

Fudêncio é baseado no boneco de borracha de mesmo nome que aparecia no programa interativo da MTV Brasil Garganta e Torcicolo, apresentado por João Gordo, que foi exibido de 1997 a 1998, além de outros programas também apresentados por ele, como Gordo Pop Show e Piores Clipes do Mundo. João Gordo costumava fazer de tudo com o boneco, como retirar sua cabeça, o vestir com vestidos de boneca, enfiar facas em sua barriga, o arremessar e até dar tiros nele e o congelar. O boneco era muito querido pelo público infanto-juvenil do programa, que enviava desenhos dele, o que pode ter influenciado na ideia de transformá-lo num desenho animado.

O nome "Fudêncio" provavelmente se referia ao fato do boneco 'sofrer' bastante com as maldades de João Gordo, o oposto do que viria a se tornar o sortudo personagem de desenho animado. Assim, pode-se dizer o Fudêncio animado tenha esse nome não porque ele se "fode" (característica que foi dada a Conrado em vez dele), mas porque ele "fode" os outros, principalmente Conrado.

Segundo João Gordo, o boneco é de origem estrangeira, foi encontrado por seu pai nas Casas André Luiz no meio de objetos usados e é de 1960, data que consta em algum lugar na parte de trás dele. João Gordo acredita que Fudêncio provavelmente representava alguma espécie de duende ou ajudante do Papai Noel. Não se sabe mais informações sobre a origem do boneco, como quem o fez ou de onde exatamente ele veio.

Mortes[]

  1. Heavy Natal: Um meteoro destrói a nave com todos dentro. Ele não aparece no episódio, sendo que apenas três dos personagens aparecem nesse, mas o narrador diz que todos os personagens da subsérie foram transformados em cinzas.
  2. Pizza Under The Arms!: Come uma pizza-bomba entregue pelo Mestre dos Bofes, tem a sua cabeça explodida assim como o resto dos tripulantes.
  3. Gripe Suína: Ele estava na delegacia quando uma bomba é jogada (junto de Conrado, Funérea, Tenente Kevin e Delcídio), para eliminar o que causou a epidemia.

Aparições[]

Risadas são consideradas como falas, porém assovios não.


Fudêncio aparece também na abertura, no final de alguns episódios do Infortúnio nas temporadas 3 e 4, enquanto enterra a televisão com o convidado, no menu principal do disco 1 do DVD e nas propagandas da Coca-Cola e do Samsung Corby. Ele também tem cameos (aparições breves) em outros desenhos dos mesmos produtores, como Rockstar Ghost e The Jorges.

Ausências[]

Por estar entre os quatro personagens principais mais importantes (além de Conrado, Zé Maria e Funérea), há somente poucos episódios em que ele não aparece, sendo eles The Drag Queen of Troy, Heavy Natal, Zezé And The City, Uma Criança na Casa Branca e O Pequeno Morrissey.

Curiosidades[]

  • Sua primeira fala na série é quando ele insulta o "Cu de Burro" em Quiprocó na Lama. Sua última fala é quando explica para Conrado por que está destruindo as fitas em Quem Tem Memória, Não Lembra; neste mesmo episódio, ele dá mais algumas risadas malignas.
  • O único episódio que possui seu nome no título é Fudêncio Mutante. Além desse título se referir à série em geral e não ao personagem especificamente, isso também é irônico, pois além de Fudêncio ser o personagem titular da série e só ter um episódio com o seu nome, o episódio também se passa na 4ª temporada, na época em que não havia desenhos nos cartões de título, e ele aparece em todos os desenhos dos cartões de título.
    • Fudêncio, Peruíbe e Popoto são os únicos personagens principais que só tem o nome no título de um episódio cada.
  • Ele por razões óbvias é o único personagem principal que nunca recebeu um ponto negativo individualmente.
  • É o único personagem masculino que nunca urinou no banheiro masculino da escola. Ele urina nos episódios Museu da Ternura e Fudêncio Mutante, porém apenas dentro do museu, no meio da rua e em um saco de dinheiro. Peruíbe nunca foi visto urinando em um episódio conhecido.
  • Fudêncio não atazana tanto Conrado nas temporadas mais recentes em relação às mais antigas. Na temporada 5, inclusive, ele praticamente nunca prejudica Conrado. Isso provavelmente se deve à crise de dublagem de Conrado, em que seus dubladores foram trocados várias vezes, dificultando que ele aparecesse na série com a mesma frequência e relevância.
  • Como explicado acima, o boneco original recebeu este nome por ser azarado, por se "foder" muito. Mas na série isso é invertido e Fudêncio é extremamente sortudo, enquanto Conrado se dá mal.
  • No episódio Pan de Ramos, é revelado que seu nome completo é Fudêncio Rego Barroso. Já no boletim que vem de brinde no DVD da série e também no seu perfil no antigo site da MTV, é Fudêncio Barata, referenciando sua tutela por Baltazar Barata.
  • Em alguns sites, é dito que sua linguagem de "mimimi" era para irritar o Conrado. Porém isso não deve ser verdade, já que ele se comunica com todos assim, inclusive em episódios em que Conrado está ausente. Além disso, Conrado nunca demonstrou nenhum incômodo por isso, além de entender perfeitamente o que ele diz, assim como todos.
  • Ele tem a língua azul. No entanto, quando ele ruge, sua língua é vermelha.
  • Ele é o único personagem que tem um design para ambos os lados para os quais a sua cabeça está virando; sendo assim, a sua tatuagem no olho esquerdo não muda de lado quando ele vira, como ocorre com as franjas de Delcídio e Zé Maria ou a cicatriz no olho de Juca Esfirra Aberta. No entanto, esse erro chega a ocorrer brevemente em alguns episódios, como Malhando o Cucuruto e O Gênio da Bola.
    • Em Fudêncio 2000, a sua tatuagem no olho não é definida, e sua posição muda dependendo do ângulo.
    • Na maioria dos cartões de título a sua tatuagem está do lado errado.
  • Fudêncio é ocasionalmente descrito como tendo origem do leste asiático. Em Cotas de Cocotas, as espécies de Fudêncio e Conrado são trocadas e, enquanto Fudêncio é considerado um caqui, Conrado é considerado um boneco de plástico chinês. Em Karatê Cudi, é dito que ele é de origem japonesa, assim como todos os outros na escola. Já em A Morte da Funérea, Fudêncio diz ao tenente Kevin que ele é de origem coreana (apesar de que ele pode ter mentido para evitar atenção das autoridades).
  • Embora a série nunca tenha sido dublada em outros idiomas, o nome oficial de Fudêncio em inglês é Fuckerson. Tal nome foi utilizado em pôsteres de propagandas da Coca-Cola e no episódio Quem Tem Memória, Não Lembra.
    • Ele, Conrado e Zé Maria são os únicos personagens com nomes "oficiais" em inglês, sendo eles respectivamente Fuckerson, Conrad e Mary Joseph.
  • Em algumas cenas dos primeiros episódios e no tema de abertura, Fudêncio possui uma voz mais grossa e menos aguda do que a ouvida no restante da série.
  • De acordo com o perfil de Fudêncio no antigo site da MTV:
    • Seu nome completo é Fudêncio Barata, devido ao fato de Baltazar Barata tê-lo adotado. Este mesmo nome é usado na ficha do personagem nos DVDs da série.
    • Ele considera Flávia Boggio como a mulher perfeita.
    • Conrado e Neguinho são o que ele mais odeia.
    • Seu ídolo e guru é Joey Ramone.
    • Na MTV, o que ele faz é "zoar o barraco".
    • Ele "nasceu com o cu virado para a lua", ou seja, tem muita sorte.
    • Seu livro favorito é Como fazer amigos e influenciar pessoas, seu filme favorito é Laranja Mecânica e sua música favorita é Pet Sematary.
  • Entre os alunos principais, Fudêncio é o único cuja mãe nunca foi vista e nem mencionada. Como Baltazar Barata é solteiro, ele não possui nenhuma figura materna, e pelo fato de ele ser um boneco de plástico, é provável que ele nem sequer tenha uma mãe biológica. Em Apocalipsio, Baltazar possui uma namorada/esposa barata, porém não se sabe a relação exata que ela tem com Baltazar e se ela é a mãe de Fudêncio.
  • As falas de Fudêncio eram escritas como palavras normais nos roteiros dos episódios. Durante a dublagem, Thiago Martins filtrava a fala como "mimimi", mas com o ritmo da frase original.
  • Karatê Cudi, Pizza Under The Arms! e Gripe Suína são os únicos episódios conhecidos onde Fudêncio se dá mal no final, embora nos três todos os outros personagens também tenham se dado mal coletivamente (todos são presos em Karatê Cudi, têm sua cabeça explodida em Pizza Under The Arms! e são mortos dentro da delegacia de polícia em Gripe Suína).
  • Fudêncio, Conrado, Zé Maria e Funérea são os quatro únicos personagens a serem vistos em ângulo de perfil.
  • Ele é o único personagem que já foi visto com olhos tanto triangulares quanto redondos.
  • Fudêncio foi o segundo personagem que menos mudou dos protótipos para a versão final, sendo que a maioria dos designs beta são praticamente idênticos ao oficial. Em um deles, sua perna direita é substituída por uma antena.
  • Ele possui semelhanças com o personagem Terêncio, do jogo Angry Birds, mais especificamente da versão do filme. Mas isso é uma coincidência, já que Angry Birds foi lançado em 2009 e a adaptação cinematográfica foi lançada em 2016.
    • Pelo fato de Fudêncio ter sido inspirado em South Park, ele também é facilmente comparado ao Eric Cartman.

Registro criminal[]

Lista incompleta dos crimes que o Fudêncio cometeu durante a série inteira.

  • Canibalismo
    • Em Banana Mouche, onde ele, junto das outras crianças, come Conrado vivo.

Galeria[]

Galeria 2[]

Advertisement