Fudêncio Wikia
Advertisement

Código Popoto é o décimo-nono episódio da primeira temporada de Fudêncio e Seus Amigos.

Sinopse[]

Após a professora Cudi revelar que Popoto já estudava na escola desde a época da sua avó, Conrado suspeita que Popoto é mais velho do que se imagina e vai investigar o caso. Popoto se revela como um highlander com milhares de anos de idade.

Enredo[]

O Narrador Fanho pergunta ao espectador se ele gostaria de viver pra sempre, e ecoa "para sempre" repetidas vezes, até que se cansa e se irrita. Enquanto isso, um homem da caverna está no corredor da escola, batendo no chão com sua clava.

Na classe, a Professora Cudi começa as aulas sobre a história do Brasil. Ela pergunta para Conrado quem descobriu o Brasil; ele responde que foram os índios, mas ela o ofende. Popoto se oferece a responder, mas ele diz que quem descobriu o Brasil foi ele mesmo, fazendo com que a professora também o ofenda; Cudi também diz que é por isso que ele repetiu a quarta série tantas vezes, e revela que ele é tão velho que já estudou com ela, sua mãe, e sua avó.

Conrado fica confuso, pois até então, todos acreditavam que Popoto tinha 36 anos. Ele pergunta a idade de Popoto, mas ele não responde, e a Professora Cudi o expulsa da sala por "humilhar o colega". Conrado decide entrar na secretaria escolar para ler os arquivos de Popoto e descobre fotos dele em vários momentos históricos que datam desde a pré-história.

Agora com os arquivos de seu colega, Conrado volta para a sala de aula para revelar o segredo de Popoto para todos, mostrando uma foto dele participando na Última Ceia. Popoto adquire uma voz séria e começa a explicar sua trajetória de vida: ele sobreviveu a inúmeras pestes, guerras, planos econômicos e peças do Marcos Mion, e depois de tanto tempo, decidiu finalmente revelar a verdade: ele é um Highlander, o guerreiro imortal, e diz que só pode existir um.

Em seguida, é notado que Fudêncio também está na fotografia, causando a ira de Popoto, e os dois começam uma luta de espadas para que só exista um deles. Conrado fica decepcionado e decide ligar para a polícia para avisá-los sobre a luta. Depois disso, ele convence Fudêncio e Popoto a pararem de lutar e viverem em paz, pois no fim do mundo, eles serão os únicos restantes. Conrado recolhe as espadas justo quando o Tenente Kevin chega, fazendo-o acreditar que Conrado é o responsável pela luta, e o prende por porte ilegal de espadas. Apesar de Conrado dizer que estava tentando impedir uma luta entre seus amigos imortais, Kevin não acredita nisso e diz que a pena de Conrado será de 2400 anos.

Elenco[]

Dublador Personagens
Thiago Martins Popoto
Fudêncio
Mulher Velhinha
Professoras de Cudi
Fernando Peque Conrado
Marta Ferreira Cudi Ampola
Flávia Boggio Funérea
Voz do telefone
Cacá Marcondes Zé Maria
Pivo Kevin Costa
Narrador Fanho
Marco Pavão Peruíbe
Geninho Simonetti Safeno
Ivan Von Simson Delcídio

Cartão de título[]

Conrado e Fudêncio lutam com espadas.

Cartão Código Popoto.png

Curiosidades[]

  • Este é o segundo e último episódio onde Popoto fica inteligente e adquire uma voz diferente e séria; a primeira foi em Instituto Médico Legal. Em Cativeiro Cativo, um sósia de Popoto possui uma voz semelhante à de Popoto neste episódio.
  • Faria mais sentido se Popoto também aparecesse no cartão de título, já que este episódio é sobre ele.
  • A cena no cartão de título desse episódio realmente acontece, mas com o Popoto no lugar de Conrado.
  • Este é o único episódio da primeira temporada que toca os trechos 2:45 - 2:53 da Trilha Sonora Original, o resto aparece em vários episódios, mas em sua versão original (Música do Tema 3).
  • A voz séria de Popoto se assemelha à de Baltazar Barata.
  • As falas do Narrador Fanho não estão acompanhadas de legendas neste episódio.
    • Como apenas a versão do DVD está disponível na internet, pode ser que, na versão original, ele não aparecesse, e houvesse outra coisa no lugar de sua narração.
  • Quando Conrado mostra a foto da Última Ceia pela primeira vez, apenas Popoto está nela, mas depois, Fudêncio também aparece na foto repentinamente.
  • Quando Conrado diz "hã?" na prisão, a boca dele não se mexe.
  • Este é o único episódio com o nome de Popoto no título.
  • Neste episódio, os alunos e a Professora Cudi descobrem a idade de Popoto, mas em episódios posteriores, voltam a dizer que ele possui 34 anos. É possível que este episódio se passe depois desses, ou não seja canônico.
  • O homem das cavernas que aparece no início é reutilizado do episódio anterior, Tutti-Fruta.
  • Assim como Instituto Médico Legal, Ponte de Safeno e Baltazar é um Barato, a versão original deste episódio está perdida; a única que está disponível é a do DVD, que pode ou não ter diferenças.

Vídeo[]

Assista ao episódio na íntegra:

Advertisement