Fudêncio Wikia
Advertisement

É uma versão mirim do Gerson, o brasileiro que quer levar vantagem em tudo. Ele adora planejar situações que provocam a morte de muitas pessoas - em maior parte, seus colegas de escola - e com isso aproveita para pedir brinquedos de herança.

—Descrição oficial

Peruíbe é um garoto esperto e aproveitador que estuda na E.E.P.S.G. José Mojica Marins. Visa frequentemente lucro e oportunidades, muitas vezes de forma injusta. No final de vários episódios, apresenta o programa Só Peruíbe Salva!, em que assume o papel de um pastor de uma igreja e dá conselhos às pessoas que ligam. Assim como os outros estudantes, tem nove anos.

Descrição[]

Peruíbe tem cabelo castanho escuro e um penteado mullet característico. Assim como a maioria dos outros alunos, veste o uniforme da escola, que consiste em uma camiseta branca com bordas vermelhas, uma calça azul (jeans) e um tênis branco e vermelho.

Peruíbe aparenta ser amigável e carismático, mas isso sempre é o fruto de segundas intenções em que ele procura levar vantagem ou obter lucro. Durante a série, ele é visto tentando vários empreendimentos diferentes. Em alguns casos, no entanto, ele parece ter princípios genuínos, como em Júnior, em que tenta convencer Funérea a não abortar, embora isso tenha sido para parodiar o filme Juno.

Ele fala de uma maneira "marrenta" com um sotaque do litoral paulista, onde fica Peruíbe, a cidade que deu origem ao seu nome. Esse sotaque fica menos aparente com o progresso das temporadas.

Piadas que tipicamente envolvem Peruíbe nas primeiras temporadas são ele pedir para herdar pertences quando alguém está próximo de morrer e ele dedurar pessoas secretamente.

Protagonismo[]

Apesar de aparecer desde o começo da série, é provável que Peruíbe tenha sido originalmente criado para ser um mero figurante, assim como Neguinho, pois nos primeiros episódios sua importância na história é mínima. No início da primeira temporada, os dois sequer acompanham os outros alunos da escola em excursões, como no episódio Prenda Prendida Prendada, onde eles não fazem parte do grupo do arrecadamento e nem sequer são nomeados na chamada, em Astronauta de Árvore, em que Peruíbe não participa da excursão e Neguinho só aparece em uma cena, e em Instituto Médico Legal, em que apenas os personagens então principais participam do passeio.

No episódio Ciência Caprina, tem sua primeira fala, "ah, mas que cu de prêmio!", ainda com uma voz diferente e bem mais grave, semelhante à voz que viria a se tornar a padrão de Neguinho. Sua próxima fala, dessa vez já com a voz "padrão", é no episódio Ponte de Safeno, em que pede para Safeno para herdar vários de seus pertences após a morte dele (essa mesma piada dele pedir para herdar coisas de pessoas prestes a morrer se torna recorrente em episódios posteriores). Seu nome é dito pela primeira vez no episódio Caverna da Dregona, por Zé Maria. Apesar de ele aparecer em edições do Só Peruíbe Salva! apresentadas ao final de episódios anteriores conforme upados no MTV Overdrive, não se sabe em quais episódios elas foram originalmente exibidas.

Em episódios posteriores, Peruíbe chega até a ser o personagem central na história, como em Futibas Church e Peruíbe Topa Tudo, concretizando de vez seu status de principal. Na quinta e na sexta temporada, ele chega a ter mais destaque que outros personagens mais importantes como Conrado, Funérea e até mesmo o próprio Fudêncio, aparecendo em todos os episódios e tendo falas em quase todos exceto Quem Tem Memória, Não Lembra (devido à ausência de seu dublador).

Em Fudêncio 2000, Peruíbe e Neguinho se fundem em um só personagem: Peruguinho.

Nome[]

Seu nome foi dado em homenagem a Peruíbe, uma conhecida cidade do litoral sul de São Paulo, com aproximadamente 67.000 habitantes. Localizado perto de outros municípios litorâneos famosos como Mongaguá e Itanhaém, Peruíbe é conhecido por suas praias e ecoturismo. Como a cultura surfista (praiana) possui gírias e forma de falar próprias, é possível que o personagem tenha recebido esse nome por falar de uma maneira parecida.

Existem diversas etimologias do nome da cidade:[1]

  • De um vocábulo indígena, Iperuiybe, cujo significado é "(no) rio dos tubarões", composto de iperu (tubarão), y (rio) e pe (em);
  • Do tupi Pêro – Yba ("seja bem-vindo"), uma saudação dos meninos indígenas;
  • Do cacique Piriri Goa Ob Yg, o principal cacique da aldeia dos índios Pátria dos Tapuias;
  • De "Tapirema do Peru", modo como o padre José de Anchieta se referia ao lugar, devido a semelhanças com o Peru, onde os jesuítas também haviam tido dificuldades com a catequese.

Aparições[]

Apenas aparições nos episódios em si, sem contar as edições do Só Peruíbe Salva!


Sendo o apresentador do Só Peruíbe Salva!, ele aparece em todas as edições do programa, com a exceção das edições de Apavoro e Quem Vegeta Sempre Alcança, em que é substituído por Neguinho, e da edição de Desquitismo, onde é substituído por Popoto.

Peruíbe aparece também no segundo menu de episódios do disco 1 do DVD e numa cena extra no disco 2. Além disso, ele aparece nas propagandas do Samsung Corby. Também tem cameos (aparições breves) em outros desenhos dos mesmos produtores, como Rockstar Ghost e The Jorges. Ele também aparece em outros materiais especiais, como o anúncio do boneco do Fudêncio em 2022 e a vez em que Mari Moon foi transformada em desenho.

Bordões[]

  • "Aí, se você morrer, posso ficar com seu..."
  • "Aí, malandragem!"
  • "Não quero ser cagueta não, mas..."
  • "Mas que cu!"
  • "Olá pessoal, está começando mais um Só Peruíbe Salva!, o de número..."

Curiosidades[]

  • O único episódio que tem seu nome no título é Peruíbe Topa Tudo, que atualmente está perdido.
    • Peruíbe, Fudêncio e Popoto são os únicos personagens principais que só tem o nome no título de um episódio cada.
  • Ele foi o penúltimo personagem a falar na série, falando uma grande frase alguns segundos antes de Conrado dizer a última fala da série.
  • Ele é o único personagem principal criança que nunca foi visto urinando. É possível que ele só apareça usando o banheiro em algum episódio perdido.
  • Sua voz é semelhante ao Júlio do programa infantil brasileiro Cocoricó.
  • Em alguns episódios no final da terceira temporada, a boca dele fica achatada por algum motivo desconhecido. Este erro foi corrigido da quarta temporada em diante.
  • De acordo com o perfil de Peruíbe no antigo site da MTV:
    • Peruíbe nasceu em Malandro.
    • Ele considera a mulher perfeita aquela que banca tudo.
    • O que ele mais odeia é cobrador.
    • Seus ídolos são Gerson e Sérgio Malandro.
    • Sua comida e bebida favorita são todas que são de graça.
    • Seu livro favorito é Como Levar Vantagem Em Tudo, seu filme favorito é Os Sacanas e sua música favorita é Zeca Pagodinho.
  • Em 2022, foram lançados bonecos oficiais de Fudêncio distribuídos pela Porco Velha Toys, e o comercial foi anunciado por Peruíbe. A voz dele está notavelmente diferente da série em decorrência de Marco Pavão ter envelhecido mais de dez anos desde a última vez que havia dublado o personagem no desenho.
    • Curiosamente, Peruíbe aparece com seu design original, mas Fudêncio aparece com o design da 6ª temporada e, inclusive, dá seu rugido, o que não fez em nenhum episódio dessa temporada.
    • Este é também o mais recente material oficial da série, e o único desde o fim da MTV sem contar a pequena aparição de Funérea no programa The Noite em 2015, durante a entrevista de Cazé Peçanha.
  • Sua última frase na série se dá no episódio Quero Ser Cazé Peçanha, em que diz para Conrado: "E agora, por sua causa, eu serei obrigado a superfaturar essa obra e enriquecer ilicitamente! Pelo amor de Deus!". No entanto, ele volta a aparecer na propaganda do boneco do Fudêncio da Porco Velha Toys em 2022.

Galeria[]

Referências[]

Advertisement